Re: Res: [obm-l] Trigonometria

Oi,

A dica do Danilo que sugere usar a
relação  tan(60-x)*tanx*tan(60+x)=tan3x  (embora meio mágica para o
propósito do exercício proposto, simples de demonstrar)  me lembrou
outra relação semelhante, qual seja,

4.sen(60-x).senx.sen(60+x) = sen 3x

utilizada em uma das demonstrações do interessante (e nada simples)
teorema de Morley, que se segue:

"Os três pontos de interseção das "trissetrizes" adjacentes dos
ângulos de um triângulo qualquer formam um triângulo equilátero"

Vejam uma ótima discussão
em  http://www.cut-the-knot.org/triangle/Morley/index.shtml

Abraços,
Nehab