Re: [obm-l] lema de gauss

Oi, Rafaek,

Conheço alguns resultados de Gauss mas não consigo perceber a qual o
citado participante quis se referir.   De qualquer forma, até que
algum outro colega consiga esclarecer esta dúvida, vamos a uma dica
para seu problema.

Um amigo e colega que frequenta esta lista passou para  seus alunos
um exercício muito semelhante a este, qual seja:
sqrt( 1 +  sqrt (1 + sqrt (1 + x) ) )  = x

A solução que encontrei (que vale para o seu, também, e o deixarei
para você, mas apenas dizendo que a solução  vale  [sqr(21) -
1]/2  )  foi a seguinte:

Observe que x  é igual ao radical horroroso da esquerda,
concorda?  Então imagine que você substitua o x do radical pelo
próprio radical:
Ficaria assim:

sqrt( 1 +  sqrt (1 + sqrt (1 + [  sqrt( 1 +  sqrt (1 + sqrt (1 + x) )
)   ]    ) ) )  = x

Se você fizer isto indefinidamente, obterá o seguinte:

x = sqr( 1 + sqr ( 1+ ..........   +  sqr ( 1 + x) .....)    [com
infinitos radicais....]

Elevando ao quadrado, vem:

seja, do lado direito você continua com a mesma infinidade de
radicais, ou seja, x:

x^2 = 1 + x  , cuja solução que convém (>0)  dá  o número
áureo   [sqr(5) + 1 ]  / 2

Há um detalhe nesta demonstração que precisa de um cuidado maior para
sua justificativa.  Você percebe onde houve um certo abuso?

Abraços,
Nehab