Re:[obm-l] Problemas em aberto

> 2. Num espaco metrico compacto, uma sequencia (x(n)) eh tal que lim(n->+inf) dist(x(n+1),x(n)) = 0.
> Prove que o conjunto de valores de aderencia de (x(n)) eh conexo.
>
> Eu provei no caso de (x(n)) ser uma sequencia limitada na reta.
> Se x(n) -> a, entao A = conjunto dos valores de aderencia de (x(n)) = {a}, que eh conexo.
> Se x(n) nao converge, sejam a = liminf(x(n)) e b = limsup(x(n)).
> (a e b existem pois (x(n)) eh limitada e, alem disso, a < b, pois (x(n)) diverge)
> Finalmente, seja c tal que a < c < b.
> Tomemos eps > 0.
> [...]

No caso geral, temos que A (conjunto de valores de aderência de (x(n)) é fechado (um bom exercício é provar isso). Como o espaço é compacto, A é compacto.

Suponhamos que A não seja conexo.
Então, podemos escrever A = B uniao C, onde B e C são compactos disjuntos e não-vazios. Temos dist(B,C) = d > 0 (outro bom exercício)

B pode ser coberto por um número finitos de bolas abertas com centro em algum ponto de B e raio = d/3 (Heine-Borel-Lebesgue). Idem para C. Chame a união dessas bolas de VB e VC respectivamente ("V" de vizinhança...).
Temos que dist(VB,VC) >= d/3 (mais um exercício)

Seja k_0 em N tal que para todo k > k_0, dist(x(k+1),x(k)) < d/3.
Seja m > k_0 tal que x(m) pertence a VB. Um tal m existe pois alguma subsequencia de (x(n)) converge para algum ponto de B.
Seja p o menor inteiro maior que m tal que x(p+1) pertence a VC. Um tal p também existe pois alguma subsequencia de (x(n)) converge para algum ponto de C.

Não é difícil ver que x(p) não pertence a VB nem a VC.
Não pertence a VC pela escolha de p e não pertence a VB pois, se esse fosse o caso, como p > m > k_0, teríamos:
d/3 > dist(x(p+1),x(p)) >= dist(VC,VB) >= d/3, o que é uma contradição.

Assim, para cada par (m,n) em NxN com m < n tal que x(m) pertence a VB e x(n) pertence a VC, vai existir p com m < p < n tal que x(p) não pertence a VB união VC. Como o conjunto dos pares (m,n) é infinito, o conjunto dos p também é. Ou seja, (x(p)) é uma subsequência de (x(n)) cujos pontos não pertencem a VB união VC. Como o espaço é compacto, (x(p)) é limitada e, portanto, possui uma subsequência convergente para um ponto c, o qual também não pertence a VB unão VC (pois o complementar de VB união VC é fechado). Logo, c é um valor de aderência de (x(n)) que não pertence a VB união VC e, com mais razão ainda, não pertence a B união C = A ==> contradição.

A única origem possível dessa contradição é a hipótese feita inicialmente de A não ser conexo. Logo, concluímos que A é conexo.

Belo problema esse! Eu levei um bom tempo pra formalizar uma solução apesar da idéia básica ser simples: pra sequência alternar infinitas vezes entre VB e VC, uma infinidade de termos teria que estar no complementar de B união C, já que, a partir de um certo ponto, a distância entre dois termos consecutivos é menor do que a distância entre VB e VC. Por causa da compacidade do espaço, esses termos teriam que se acumular no espaço entre B e C e formar uma "ponte" conexa entre os dois conjuntos.

[]s,
Claudio.