Re: [obm-l] Problemas em aberto

Oi, Claudio,

O problema de complexos que você mencionou é uma ferramenta extremamente útil que já usei para demonstrar inúmeros problemas de geometria, como por exemplo o famoso teorema atribuido ao Napoleão  (o Bonaparte, mesmo, acredite se quiser... :-)), que eu acho surpreendente:

"Sobre os lados de um triângulo arbitrário construa três triângulos equiláteros exteriores ao mesmo.  Mostre que os centros destes 3 triângulos equiláteros determinam um novo triângulo equilátero".

O teorema do Napoleão também é relacionado a outro problema (atribuído a Pascal) igualmente interessante:  "Dado um triângulo qualquer, determine o ponto de seu plano cuja soma das distâncias aos vértices é mínima".

Os aficcionados em Geometria que se regozigem...  São bonitos, assim, como as soluções.

Quanto ao somatório (com expoentes sendo os números triangulares) tô pensando...

Abraços,
Nehab