Re: [obm-l] Somatorio

Acho que não dá para achar expressão analítica.
Mas vários vários enfoques podem ser tentados:
1)  Decompor 1/(k²+k+1) em frações parciais, aplicaria a formula da soma de tangentes:
eq. 14 do link abaixo:

 http://paginas.unisul.br/eqm/download/trig/index.html

isso abre o somatório em 2 aparentemente mais fáceis.

2) Falar que tangente (1/(k²+k+1))  = f(n) e achar uma eq. diferencial em termos de f(n) que possua
uma solução analítica simples.

3) Aplicar a mesma fórmula 14 da seguinte forma:

   tan(a+b). (1- tan a * tan b) = tan a + tan b

neste caso a complicação é transferida para o lado esquerdo (vc tem que achar fórmulas para
tan a_1 + tan a_2 + tan a_3  + ... + tan a_n

Nenhuma dessas entretanto me convenceu ainda. Meu palpite é que deve haver alguma identidade que
venha da Fourier da qual essa expressão é caso particular.

Espero ter ajudado em algo...

[]s
Ronaldo.