[obm-l] SERTANEJO

Olá pessoal, enviei anteriormente este probleminha sem gabarito, mas agora eu consegui o gabarito dele, se ajudar na resolução eu agradeço a todos.

ABRAÇOS.

Um sertanejo morreu deixando uma tropa de burros para ser repartida, como herança, entre os seus filhos. Quanto ao modo de se fazer a partilha, ele tinha deixado disposições, ordenando que a partilha fosse feita do seguinte modo:

I – Ao filho mais velho darei um burro e mais a décima parte do resto da tropa.

II – Ao segundo filho darei dois burros e mais a décima parte do resto da tropa.

III – Ao terceiro filho darei três burros e mais a décima parte do resto da tropa.

e assim por diante.

Após os filhos retirarem suas parcelas na ordem dada acima, verificou-se que todos haviam retirado a mesma quantidade de burros e não havia restado nenhum outro burro. De posse desse curioso testamento, resolva:

a) Calcular o número de burros presentes no testamento do sertanejo.

Resp.: 81.

b) Calcular o número de filhos do sertanejo.

 Resp.: 09.