Re: [obm-l] Etiqueta (era: Quesitos fu*******!!!)

Olá Sr. Nicolau,

Realmente não devia ter usado a palavra "genérico". Foi um descuido que acabei não corrigindo. Minhas sinceras desculpas.

Com relação a outro assunto, há algum tempo adquiri a obra "Os Problemas do Milênio" do autor Keith Devlin e após ler o primeiro capítulo sobre a Hipótese de Riemann, apresentado com uma matemática muito simples, fiquei interessado em saber mais sobre o problema e acabei encontrando na Internet a obra "Prime Obsession" do autor John Derbyshire que apresenta muito bem conceitos avançados para os quais se adentra o problema. Irei ler com bastante cautela e futuramente procurarei adicionar alguns comentários e dúvidas a respeito desse assunto.

Abraços!

On 2/9/07, Nicolau C. Saldanha < nicolau@mat.puc-rio.br> wrote:
On Fri, Feb 09, 2007 at 09:55:08AM -0200, Henrique Rennó wrote:
> Olá Sr. Nicolau,
>
> Bom dia!
>
> Acredito que exista uma forma mais genérica de resolver o problema ao
> invés
> de testar valores para X e Y:

Acho que "generico" não é a palavra certa, mas concordo que a sua solucão
é mais rápida e elegante do que a que eu esbocei (e não completei).
Acho que a observacão chave é que XXYY é múltiplo de 11
logo devemos ter XXYY=(11*n)^2, 3 <= n <= 9. A partir daí são tão poucos
casos que o problema morre sozinho.

[]s, N.

--
Henrique