[obm-l] Etiqueta (era: Quesitos fu*******!!!)

Gostaria de pedir um pouco mais de cuidado com as palavras que são usadas,
especialmente no subject. Lembrem-se que estas mensagens ficam arquivadas
na minha home page, que o engenho de busca da PUC acessa estas mensagens,
que o nome da OBM está envolvido e que criancas fazem parte do público-alvo
da lista.

On Thu, Feb 08, 2007 at 11:57:58PM -0200, ivanzovisk wrote:
> 1- Tirar a Raiz Quadrada de XXYY (XXYY eh um numero de 4 algarismo que tem os
> dois primeiros digitos iguais e os dois ultimos digitos tambem iguais)
> sabendo que ele eh quadrado perfeito.

A resposta é 88 pois 88^2 = 7744 é a única solucão.

Este problema é um pouco trabalhoso.
Uma forma de atacar é considerar o possível valor de Y.
Por exemplo, Y não pode ser 0 pois não existe nenhum quadrado da forma XX.
Y também não pode ser 1 pois nenhum quadrado acaba em ...11
como pode ser visto facilmente via congruência módulo 4.
Continue excluindo casos assim e você acaba provando que a solucão é única.

[]s, N.