Re: [obm-l] Paradoxo do teste surpresa

A pergunta é se o professor pode incluir, digamos, a 5a feira como uma
possibilidade no sorteio sem violar o que ele falou.

    Acredito que sim porque na 5a feira ninguem sabe se o teste será "hoje" ou
"amanhã". Há 50% de chance de ser em qualquer dia. Apenas a revelação do
professor faz o aluno ter certeza de algo.  Assim a revelação constitui a própria
surpresa.

. Se o teste cair na 6a,
o teste não é surpresa (ou é?) logo se o que o professor disse é verdade
o teste deve ser na 5a... mas se os alunos sabem disso, o teste ainda
é surpresa?

  Esse tipo de raciocínio parece falacioso porque induz o professor a admitir que
se o teste for 6a feira não será surpresa.  Isso faz com que o professor assuma, induzido
por esse raciocínio, que não poderá dar o teste na 6a.   O restante da lógica
segue por indução. Ora, claro que o professor pode dar o teste na sexta e ele ser
supresa (revelada na 5a).  O problema parece ser mesmo a definição de "surpresa"
como você colocou.   De qualquer maneira parece que esse assunto é bastante intrincado.
Vou consultar consultar as referências. Obrigado.

>  E se você definir descrição como uma frase sintaticamente correta que
> torne o número único dentro de um contexto aritmético?  A semântica da
> frase
>
> está implicita na definição de descrição, porque ela define o número
> como
> único.
> Neste caso não há circularidade, há?  Se houver, onde ela pode estar?

Você não vai conseguir definir "sintaticamente correta" com muita facilidade.
Especialmente se você aceitar o uso de uma linguagem como português
(ou inglês, chinês, esperanto, ou qualquer outra lingua "comum",
em oposicão a frases escritas em lógica de primeira ordem).
E mais especialmente ainda se você aceitar que no meio da descricão
apareca implicita ou explicitamente o conceito de descricão.

[]s, N.

--
Ronaldo Luiz Alonso