Re: [obm-l] Mostrar que a função é contínua.

Ola Carry bit e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

O nosso carissimo colega Artur ja apresentou uma demonstracao mais
bela e elegante, nomeadamente usando o fato de que se a imagem inversa
de todo aberto e aberto entao a funcao e continua. Mas nunca e demais
ver outras formas de se chegar ao mesmo resultado. Eis aqui uma outra
maneira - um tanto truculenta, é verdade ! -  usando as definicoes
tradicionais :

Admita a hipotese - f^(-1)( int(Y) )  C int( f^(-1)(Y) ) - e
suponhamos que f:M -> N nao e continua em "a" pertencente a M . Isto
significa que :

" Existe um E > 0 tal que para todo D > 0 existe um x do domino de M
de f e pertencente ao intervalo aberto (a-D,a+D) tal que f(x) nao
pertence a (f(a)-E,f(a)+E) "

Fazendo Y=(f(a)-E,f(a)+E) e claro que "a" pertence a f^(-1)(int(Y)).
Mas eu afirmo que "a" nao pertence a int(f^(-1)(Y)) ... De fato, se
"a" pertencesse a int(f^(-1)(Y)) entao haveria um intervalo aberto
(b,c) contendo "a" tal que (b,c) estaria contido em f^(-1)(Y). Ora,
tomando D=min{a-b,c-a} temos que (a-D,a+D) esta contido em (b,c) e
sabemos que existe ai algum  x do domino M de f tal que f(x) nao esta
em Y, pois f e descontinua em "a". Assim :

"a" pertence a f^(-1)(int(Y)) mas "a" nao pertence a int(f^(-1)(Y)) =>
f^(-1)(int(Y)) nao esta contido em int(f^(-1)(Y)) ... ABSURDO !

Logo, admitindo a hipotese nao pode haver ponto onde a funcao seja
descontinua, ou seja, a funcao e continua.

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
5,2034,180107

EM TEMPO : acima admiti, sem mencionar explicitamente,  que "a" e
ponto de acumulacao de M, pois imaginei que todos sabem que toda
funcao e continua num ponto isolado