[obm-l] Re: Quadrados Coloridos

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Thu, 23 Nov 2006 16:38:20 +0100 (CET)
Assunto:
> Ola Claudio,
>                           Nao entendi. Vc fixou a cor do quadrado do meio, e depois escolheu a cor dos 2 quadrados horizontais e verticais a esse.

Isso mesmo.

> [...]
> E mesmo q nao fosse pq q vc diminuiu 1 unidade dos 16, esse 1 num eh da configuracao dos quadrados das pontas? E pq q eu tenho que fazer 2^4 para achar as configuracoes. Eu posso por exemplo depois de fixar a cor azul no meio com as 16 opcoes escolher a cor do lado esquerdo de vermelho a de cima de azul a do lado direito de azul e embaixo de vermelho, seria um dos casos. E tb nao entendo pq vc dividiu o primeiro caso em todas as cores sendo iguais, se eu tenho 2^4 eu tenho configuracoes que nao são iguais?

Eu considerei o quadrado fixo, por exemplo, com as casas numeradas:
1  2  3
4  5  6
7  8  9

Inicialmente, eu fixei a cor do quadrado 5: A.

Em seguida, eu separei o problema em seis casos, de acordo com a pintura da cruz formada pelos quadrados 2, 4, 5, 6 e 8:
Repare que, em cada caso, eu posso pintar os quadrados dos cantos (1, 3, 7 e 9) de 2^4 = 16 maneiras (2 escolhas de cor independentes para cada quadrado).

Caso 1:
.  A  .
A A A
.  A  .
Ou s
Das 16 maneiras de se pintar os quadrados dos cantos, a única que não produz um quadrado 2x2 A é se pintarmos todos eles de V.
Assim, temos 16 - 1 = 15 casos favoráveis.

Caso 2:
.  V  .
A A A
.  A  .
Este caso tem 4 alternativas - o quadrado V da cruz pode ser o 2, o 4, o 6 ou o 8.

Caso 3.1:
.  V  .
V A A
.  A  .
4 alternativas: os quadrados V podem ser (2,4), (4,8), (6,8) ou (2,6).

Caso 3.2:
.  V  .
A A A
.  V .
2 alternativas: os quadrados V podem ser (2,8) ou (4,6).

Caso 4:
.  V  .
V A V
.  A  .
4 alternativas: os quadrados V podem ser (2,4,6), (2,4,8), (4,6,8) e (2,6,8).

Caso 5:
.  V  .
V A V
.  V  .