Re: [obm-l] matemática na mídia

Olá, pessoal. Só para incrementar mais essa mensagem segue uma descrição do Algoritmo de Shor citado no último link sugerido por Ronaldo;

http://en.wikipedia.org/wiki/Shor%27s_algorithm

É isso. Abraços.

2006/11/17, Ronaldo Luiz Alonso <ronaldo.luiz.alonso@gmail.com>:
Olá Samuel.
   Algoritmos de criptografia se baseiam basicamente em duas técnicas.
   A primeira delas
se baseia na dificuldade de fatorar números com fatores  primos grandes.
A segunda delas se baseia no uso em uma função muitos para um como a
função módulo.
     Para ilustrar um pouco isso vou dar dois exemplos:

1)  Dado:

       p =47 e q =71

  Então:

       n= pq = 3337

  Note que fatorar o número 3337, com algoritmos tradicionais
é computacionalmente caro.  Se Alguém
tentar essa fatoração na mão usando os algoritmos
existentes vai demorar.

2)   A operação de módulo não é reversível se você não conhece o número
pelo qual
está dividindo para extrair o módulo.
    Exemplo:
         789 654 476 421 234  mod 123  = 105

   Note que você não consegue obter o número 123 com 105 e  789 654 476
421 234 .
  Isto é, a operação inversa não é possível.

Para maiores detalhes do funcionamento do algoritmo RSA, achei essa página
da UFSCar:

  http://www.dc.ufscar.br/~roberto_lopes/rsa.php

  Achei também um paper na página do Nicolau muito legal sobre aspectos
computacionais
de números primos.  Vou ler depois quando tiver um tempinho:

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/papers/mersenne/node22.html

  Esse artigo da revista ciência hoje também me pareceu bastante
interessante.  É
sobre computação quântica e pode interessar a quem gosta do assunto:

   http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/1894

  Eu particularmente acho esse assunto fascinante.

[]s a todos.