Re: [obm-l] Teoria dos Nós (Knot Theory) was: Dúvida de Tradução

Simples:
    knots = nós

Este ramo estuda invariantes de nós, tais como o polinômio de Jones:

   http://mathworld.wolfram.com/JonesPolynomial.html

É possível provar usando esses invariantes que não é possível por exemplo
desatar um nó fechado em R^3, mas é possível fazê-lo em R^4. E tem
muitas aplicações na modelagem de sistemas biológicos tais como DNA e
proteínas.  Eu andei estudando alguma coisa no início de meu doutorado em
Bioinformática mas acabei enveredando por outros caminhos porque não conhecia
muito bem topologia.  Para ter uma boa noção da história desta teoria em física,
achei este artigo interessante:

http://revista.cecm.usp.br/arquivo/2006jan/colunas/teoria_dos_nos

[]s