[obm-l] Re: [obm-l] Não-Enumerável, Medida Nula, Denso e Magro

Um outro exemplo e o seguinte (do livro "Counterexamples in Analysis")
Para cada n em N, seja K(n) o conjunto de Cantor de medida (n-1)/n.
Seja K = Uniao(n em N) K(n).
Como cada K(n) e magro, K eh magro.
No entanto, 1 >= m(K) >= sup(n em N) {m(K(n))} = 1 ==> m(K) = 1 ==>
K e magro com medida total e [0,1]-K e denso em [0,1] com medida zero.
Construindo um tal K para cada intervalo [m,m+1] (m em Z) e unindo todos eles, obtemos o exemplo desejado.

Problemas:
O conjunto de Cantor tradicional eh obtido iterativamente, a partir de [0,1], pela retirada do terco medio aberto de cada intervalo
restante apos a iteracao anterior. Assim, a primeira iteracao retira (1/3,2/3), a segunda, (1/9,2/9) e (7/9,8/9), etc...

1. Prove que se ao inves de retirar de cada intervalo I o seu terco medio, retiramos um intervalo de medida k*m(I) (0<k<1), o
conjunto de Cantor resultante ainda tera medida zero.

2. Como entao obter um conjunto de Cantor com medida m  (0 < m < 1)?

3. Prove que o conjunto de Cantor obtido em (2) ainda tera interior vazio.

***

Sobre o que esse assunto faz nessa lista, eu tenho algumas justificativas:
1. Como agora temos olimpiadas universitarias, analise e topologia passaram a ser assuntos olimpicos;
2. Alguns resultados sobre aproximacoes diofantinas e, em particular, o teorema de Liouville que prova que os numeros algebricos
sao diofantinos e, de quebra, ainda constroi um exemplo de numero transcendente, sao suficientemente elementares para servir
de topico de discussao na lista;
3. Esses temas me parecem muito mais interessantes do que os probleminhas de concursos que costumam aparecer. Ou voce
prefere uma boa discussao sobre o porque de 0,9999... , 0! e (-1)*(-1) serem iguais a 1?

[]s,
Claudio.