Re: [obm-l] Espaco dual

Artur Costa Steiner wrote:
> Foi-me pedido que provasse uma afirmacao, mas eu, possivelmente por falta de conhecimento, estou perdido, talvez alguem possa ao menos dar uma orientacao:
>

> Provar que o dual do espaço das sequências em F que convergem para zero é isometricamente isomorfo ao espaço das sequencias absolutamente convergentes em F' (o espaco dual de F).

    Talvez isometria e isomorfismo sejam coisas distintas neste caso.
Isometria preserva
distâncias e isomorfismo preserva estruturas (no caso o problema deve
estar se referindo
a estrutura de espaço vetorial). Mas não sei se uma coisa implica na outra.

     Uma das formas de provar isso talvez seja construir explicitamente
esse isomorfismo a partir de   S={ {s_i}, tal que s_i ->0 quando i-> oo}  e
depois encontrar como as distâncias são preservadas.

> Aqui, F eh um espaco vetorial. O dual de um espaco vetorial Feh o espaco vetorial formado pelas funcoes lineares de F sobre os reais, nao eh isso?

    A definição é:
 O espaço dual de um espaço vetorial V é o espaço formado pelas
transformações de V
em R se o corpo for o corpo dos reais.    Esse espaço é chamado de  V*.
  Os elementos desse espaço são chamados de funcionais lineares
 e mapeiam vetores em escalares (acho que é isso).   Se for o corpo dos
complexos
então as os funcionais mapeiam elementos de V em complexos.   Os
elementos de
V são vetores covariantes e os de V* são chamados de vetores contravariantes
ou 1-formas.

      Concretamente se interpretarmos **R^n como espaço de colunas de n
números reais
 seu espaço dual é o espaço de vetores linha  contendo n números reais.
Essas linhas
agem em vetores de R^n como funcionais lineares com a operação de
multiplicação de
matrizes.

Ronaldo.