[obm-l] Re: [obm-l] (ITA - 92) MATRIZES - questão 10

Olá,

vi umas solucoes usando autovalores e autovetores, mas acho que a ideia do ITA não era que
o aluno estivesse acostumado com esses conceitos.. e sim que ele saiba analisar sistemas lineares.

encare isso como um sistema.. AX = 0
como detA = 0, temos que o sistema admite infinitas solucoes (pois se trata de um sistema homogeneo)...
isto é, existe X E M, X != 0, tal que AX = 0.. portanto, (I) é verdadeiro.

novamente, vamos analisar o sistema AX = Y..
ele teria uma solucao no caso de detA != 0.. mas, como detA = 0, temos que
o sistema pode ser impossivel ou indeterminado... isto é, pode existir Y que torne
o sistema impossivel, logo, nao necessariamente existe X tal que AX = Y... portanto, (II) é falso.

tirando a transposta, temos: [ 1 0 0 ] A^t = [5 1 2] (agora sao horizontais mesmo)
assim, fazendo a multiplicacao, temos que ter a primeira linha de A^t = [5 1 2], ou a igualdade
nao sera satisfeita.. portanto, (III) é verdadeiro.

espero ter ajudado,
abraços,
Salhab