[obm-l] Re: [obm-l] Desafios para Matemágicos Engenheiros...ou Engenheiros Matemágicos...

Olá Nehab,

considerando o pao de acucar um paraboloide de revolucao, temos que sua
massa
pode ser dada por: D * pi * Int(de 0 à H, [sqrt(x)]^2 dx) = D * pi * x^2/2 =
D * pi * H^2 / 2
supondo sua densidade constante = D, e que tenha uma altura H...

supondo que o pao de acucar seja feito de pedra....
quando pegamos uma pedra de 1cm^3, ela deve pesar aproximadamente 30g
entao, supondo sua densidade constante, D = 30g / cm^3 = 0,03kg / cm^3 = 3 *
10^4 kg / m^3 = 30000 kg / m^3

supondo que a altura do pao de acucar seja de 1 km, sua massa pode ser
aproximada por:

30000 * pi * (1000)^2 / 2 = 3 * 10^4 * pi * 10^6 / 2 = 1,5 * pi * 10^10 kg =
1,7 * 10^10 kg ..
logo, a ordem de grandeza é de 10^10 kg ...

bom, nao tenho nem ideia se esta certo ou errado.. hehe

e chutei 1km de altura, mas pesquisei agora e vi que é aprox. 400 metros..
hehe :P

e a estimativa da densidade... ficou +- correto?

espero um retorno.. com as devidas correcoes..

abraços,
Salhab