Re: [obm-l] Combinatória

Olá, Aline.

01. Entre 1 e 30 temos 15 números pares e 15 números pares. Devemos
combinar pares e ímpares de modo que a some dê par. Sabemos que um
número natural n par é da forma 2k e ímpar é 2k+1, sendo k em
{0,1,2,3,...}.

(i) Se somarmos dois ímpares:

(2m+1) + (2k+1) = 2(k+m)+2 = 2(k+m+1)  (par)

(ii) Se somarmos dois pares:
2m+2k = 2(m+k) (par)

(iii) Se somarmos par e ímpar:
2m+2k+1 = 2(m+k)+1 (ímpar)

Para termos a soma de três número ímpares dando par, poderemos ter as
seguintes possibilidades: {Par, Par, Par}, {Ímpar, Ímpar, Par}.
Fazemos as combinações (já que a ordem é indiferente a nossa contagem
1+2+3=2+3+1) agora:

i) {Par, Par, Par} => C(15,3)
ii) {Ímpar,Ímpar,Par} => C(15,2)*15

02. Anagramas para ARARAQUARA, que não possuem letra A juntas.

Perceba que se fizermos a seguinte disposição das letras:

_ R _ R _ Q _ U _ R _

teremos 6 espaços que poderemos ocupar com vazio ou com a letra A e
assegurar que as letras A estarão separadas. Assim. O número de
anagramas será:

  [Permutação dos espaços vazios e letras A]*[Permutação das demais letras]=
=P_(6!)^(5!,1!) (Permutação de 6 com 5 letras A e 1 espaço
vazio)*P_(5!)^(3!) (Permutação das 5 demais letras com os 3 R's
iguais)

Espero que ajude.