-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de Henrique Patrício Sant'Anna Branco
Enviada em: terça-feira, 17 de outubro de 2006 00:01
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: [obm-l] Experiências com plano inclinado (off-topic)

Pessoal,

Sei que é uma lista de matemática, mas estou com um problema em um
experimento bem simples.

Estou fazendo uma experiência com plano inclinado da seguinte forma:
utilizando-se um trilho de ar, coloco um corpo para percorrer 10 intervalos
de 10cm cada um e meço o tempo que levou cada etapa.
O corpo tem uma pequena aleta, de largura L, medida com um paquímetro. A
cada 10 intervalos de 10cm, meço o tempo que levou para a aleta passar pelo
sensor (um tempo ínfimo, é claro).

O objetivo é determinar a aceleração da gravidade local. Após medir tudo (e
conferir), segui os seguintes procedimentos:
1. Somei o comprimento da aleta aos deslocamentos sucessivos, obtendo
10.514cm, 20.514cm, ..., 100.514cm.
2. Somei o tempo que o corpo leva para percorrer cada um dos intervalos
(10cm, 20cm etc) ao tempo que levou para a aleta passar pelo sensor em cada
um destes intervalos (note-se que o corpo sempre parte do repouso do topo do
plano, ou seja, t = 0 e x = 0).
3. Agora é a parte que pega... Para fazer g = a*sen(theta), calculo a
aceleração (da forma como procedi, creio que chego à aceleração instantanea,
certo?) pelas três formulas conhecidas da cinematica:
   i. v = a*t
   ii. x = (a*t^2)/2
   iii. v^2 = 2*a*x
   Na verdade, estou utilizando Mínimos Quadrados para ajustar estas
equações aos dados, obtendo o valor de a, que é o unico desconhecido.
   O problema é: utilizando a equação i., obtenho a = 10.814, o que me dá g
= 981.24 (muito bom, por sinal). Mas por ii. obtenho a = 21.934 e, por iii.,
a = 5.4, tudo em cm/s^2.
   Tenho certeza que meu ajuste está correto. Note-se as medidas são
múltiplas (aproximadas) do valor correto, a = 10.(algumacoisa).
   O que pode estar ocorrendo? Alguma idéia?

Obrigado,
Henrique.