Re: [obm-l] analitica

creio que não seja a resposta mais elegante mas vamos lá.

para que uma reta seja simetrica a outra em relação a uma outra reta
basta que você encontre dois pontos simetricos a pontos quisquer
pertencentes a reta original em relação a reta espelho

bom não sei se fui claro, mas com os calculos melhora um pouco,

utilizando os pontos A(0;3) e B(2;0) pertencentes a reta r e
calculando a distancia desses pontos a reta s:y=3 temos que:

d_sA = 0
d_sB = 3

os pontos simetricos de A e B em relação a s são A'(0;3) e B'(2;6)

a reta que passa por A' e B' é a reta desejada que tem equação da reta igual a

   | 0 3 1 |
t: | 2 6 1 | = 0
   | x y 1 |

t: 3x + 2y - 6x - 6 = 0