[obm-l] Re:[obm-l] Eletroímã

Olá,
assumindo g = 10, temos que o peso da esfera é de 0,05 * 10 = 0,5 N

um eletroima.. realmente nao entendi.. a forca magnetica = qVxB .. para isso, vc teria q dar velocidade
para sua bolinha... entao, vamos supor que vc a lance horizontalmente..
assim, basta arrumar o campo magnetico de modo que a forca fique na vertical para cima...
agora, para a bolinha nao cair, essa forca tem q ser igual a 0,5N

entao: qVB = 0,5

supondo que vc imponha uma velocidade de 1m/s na sua bolinha, qB = 0,5 ...
utilizando de aparatos simples, dificilmente vc conseguira um campo magnetico alto..
normalmente, os campos conseguidos sao da ordem de 10^(-6) tesla utiliznado correntes de 2A, 3A...
hmm e provavelmente vc teria que utilizar tensao continua... e uma corrente bem alta para aumentar o campo magnetico.. mas dai vc precisaria de um fonte que suportasse isso... o que ja esta fora do seu alcance né?

bom, sem querer desanimar, acho realmente dificil montar um sistema desses com suas condicoes...
espero que alguem aqui da lista encontre uma saida para seu problema...
eu nao consegui..

um abraco,
Salhab