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Re: [obm-l] Olimpiadas de Matematica



On Thu, Sep 21, 2006, Paulo Santa Rita <paulosantarita@hotmail.com> said:

> Oi Gandhi !
> 
> O seu texto ( e o do colega Saulo tambem ) e maravilhoso. Ele e uma 
> descricao perfeita das minhas conviccoes e apenas confirma a bela alma que 
> sem duvida voce tem. Nao vou me alongar muito senao o nosso carissimo Prof 
> Nicolau vai "puxar a nossa orelha" pelo fato de nao estarmos abordando 
> problemas  matematicos, mas te digo que ficaria muito feliz de conhecer 
> pessoas com o seu estilo.
> 
> Voce disse que estava na Alemanha, certo ? Se estiver em Gottingen, de um 
> abraco no Marcelo Protazio. Ele esta terminando o Doutorado la em Matematica 
> Aplicada ( Bio-Matematica ).

    Oi Paulo, muito obrigado.
    Estava na Cor�ia do Sul fazendo um treinamento na LG 
Electronics. Sou formado em engenharia de computa��o e atualmente estou
exercendo minha profiss�o pois preciso de ganhar algum dinheiro.  
    Posso dizer 'a todos dessa lista que *NUNCA* me arrependi de ter
estudado
matem�tica e o que me arrependo � de n�o saber mais. Atualmente fa�o
doutorado
em biof�sica e tento preencher a matem�tica que me falta.  Participo pouco

da lista por falta de tempo, mas n�o fujo a um bom desafio.
    Meu interesse real por ela come�ou quando conheci Herbert
Cesar Gon�alves, um conterr�neo Monte-Altense genial que 
trouxe medalha para o Brasil em 1987.  
               O Ralph Teixeira com certeza o conhece pois
est� junto com ele entre os premiados.  
    Vale a pena mencion�-lo nesta lista:

   http://www.obm.org.br/premiosobm1986.htm
    http://www.obm.org.br/ibero2.htm (1987)

    Eu tive o imenso prazer de conhec�-lo pessoalmente. E parte de minha
dedica��o 'a ci�ncia se deve a ele e ao pai dele (o brilhante professor 
Wilson J�lio Gon�alves).
    Para finalizar, devo dizer para toda pessoa, sem NENHUMA exce��o,
 que � preciso ACREDITAR que se pode fazer muito.  Esse � o primeiro 
passo.  O segundo � a persist�ncia.  Acreditar n�o � racional, mas ajuda 
bastante.  � preciso correr atr�s do sonho, lutar para mant�-lo vivo.  
   � preciso tamb�m fazer isso com humildade, nunca desprezar
os pequenos problemas como forma de ganhar insight nos grandes: 
   As crian�as crescem porque s�o pequenas.    Eu  acredito muito nisso!

Um abra��o p/ vc tamb�m. 
       
Ronaldo Luiz Alonso.

> 
> Um Abracao pra voce
> Paulo santa Rita
> 5,1006,210906
> 
> 
> 
> 
>>From: <rlalonso@lsi.usp.br>
>>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>>Subject: Re: [obm-l] Olimpiadas de Matematica
>>Date: Thu, 21 Sep 2006 12:25:26 -0000
>>
>>On Wed, Sep 20, 2006, Paulo Santa Rita <paulosantarita@hotmail.com> said:
>>
>>
>>
>>
>> > Tudo aquilo que nos orgulha e com o que somos tentados a dizer que somos
>> > superiores aos nossos antepassados,  tem uma mesma e unica origem : o
>> > pensamento ! Pensar parece ser a fonte b�sica de todas as grandes 
>>conquistas
>> > e superacoes humanas. Assim, o exercicio do pensamento deve ser, a 
>>priori, o
>> > nosso principal mister e aquilo no que devemos investir para que os 
>>nossos
>> > posteros facam cada vez melhor.
>>
>>
>>    O pensamento portanto, � de fato valorizado em
>>todo mundo. As pessoas que aprimoram o pensamento s�o bem vistas, s�o
>>respeitadas e admiradas pela grande maiorida das pessoas, pois muito
>>podem fazer por todos (e por elas mesmas).
>>     Note-se que isso n�o � s� uma quest�o moral.  � tamb�m uma quest�o
>>financeira. Os trabalhos que mais pagam s�o aqueles  mais complexos,
>>  que exigem pensamento,  l�gica formal, capacidade de an�lise e
>>interpreta��o, criatividade e  profundidade de pensamento.
>>        E como se aprimora o pensamento?  A rainha das ci�ncias, que � a
>>matem�tica, � aquela que potencialmente mais pode nos afiar a mente
>>neste sentido.   Com um trabalho di�rio, dedica��o, amor e sobretudo
>>paci�ncia, pode-se impressionar.  � como um jardineiro que todo dia
>>cuida de seu jardim:  Se ele for bem cuidado atrair� para si a aten��o sem
>>
>>esfor�o algum.  O pensamento e sua aprimora��o, por vias do aumento
>>da profundidade deste, � uma d�diva do ser humano que
>>n�o deve ser jamais desprezada.  E o que se ganha com isso? Se ganha
>>respeito,
>>  satisfa��o de esp�rito e imortaliza��o dos "memes" (id�ias) criados
>>que, da mesma forma que os "genes", s�o IMORTAIS.  As pessoas passam, mas
>>os genes e os "memes" ficam.
>>      Isso vale mais que dinheiro, pois o dinheiro n�o traz consigo
>>a imortalidade.
>>     Muitas pessoas dizem que � melhor ser respeitado simplesmente
>>"como pessoas",  por um pequeno, do que ter puramente seu nome escrito
>>na hist�ria.  Mas � sempre poss�vel conseguir AS DUAS COISAS.  Beijamim
>>Frankilin al�m de grande cientista foi tamb�m um grande pol�tico.
>>       "Poincar�" por exemplo � apenas um sobrenome.
>>    Mas Poincar�, mesmo tendo vivido pouco, fez sua
>>vida valer a pena.  Muita gente n�o diz que ningu�m se interessa por quem
>>foi Poincar�, os amigos que ele tinha ou como ele era e que al�m disso
>>muitas
>>pessoas o maldizem por ter criado a topologia.  Mas essas pessoas
>>est�o sem a devida no��o da import�ncia que ele teve para matem�tica e
>>para
>>evolu��o da humanidade.  N�o sabem bem o que
>>est�o dizendo. ESSES ARGUMENTOS S�O IN�TEIS: Se analisados a fundo
>>N�O CONVENCEM NINGU�M.
>>     Quem sabe da import�ncia da matem�tica, al�m de
>>se interessar pelo  trabalho deste matem�tico (Poincar�), ir� tamb�m em
>>parte se interessar por sua hist�ria,
>>simplesmente para  saber como ele conseguiu evoluir tanto. Que estrat�gias
>>ele usou e porque as utilizou.
>>    N�o posso falar pelos outros, mas marticularmente, gostaria
>>de conhecer cada pessoa  que participa dessa lista pessoalmente
>>e saber um pouco de sua hist�ria.
>>       A hist�ria das pessoas � relevante.
>>       Esse talento impar de pensar e as estrat�gias que as pessoas usam
>>para aprimor�-lo n�o podem ser jamais desprezadas: desprezar essas coisas
>>  � desprezar a si mesmo como ser humano. � deixar dormente
>>o talento que pode ser despertado para se tornar melhor.  Ser� que vale
>>a pena aplicar a lei do menor esfor�o deixando esse talento dormir, sendo
>>que com o passar do tempo tudo converge para o caos? Definitivamente n�o!
>>    Precisamos EVITAR caos e para que isto aconte�a � preciso gastar
>>energia
>>da forma mais produtiva que nos � permitida: O pesamento.
>>     � isso a� pessoal. Vamos nos empenhar e mostrar que somos capazes de
>>resolver os desafios propostos.  Vale a pena!
>>
>>
>>Grande abra�o a todos!
>>Ronaldo
>>
>>
>> > Em todos sentidos, as Olimpiadas de Matematica s�o louvaveis !
>> >
>> > Um Abraco a todos
>> > Paulo Santa Rita
>> > 4,1754,200906
>> >
>> >
>> >
>> >
>> >
>> >>From: "Paulo Santa Rita" <paulosantarita@hotmail.com>
>> >>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>> >>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>> >>Subject: [obm-l] Problemas de Olimpiadas
>> >>Date: Wed, 20 Sep 2006 20:10:53 +0000
>> >>
>> >>Ola Pessoal,
>> >>( escreverei sem usar acentos )
>> >>
>> >>Mantendo a tradicao desta nossa lista, que,  conforme diz a pagina da 
>>OBM
>> >>no endereco
>> >>
>> >>http://www.obm.org.br/frameset-lista.htm
>> >>
>> >>foi concebida originalmente para a discussao de problemas olimpicos e 
>>nao
>> >>para a solucao dos trivialissimos  problemas de vestibulares e/ou de
>> >>concursos, seguem abaixo 5 problemas das Olimpiadas Russas. Estes 
>>problemas
>> >>sao direcionados sobretudo aos nossos estudantes olimpicos do fim do 
>>nivel
>> >>fundamental ( antiga 7/8 series ).
>> >>
>> >>PROBLEMA 1)  Dois jogadores escolhem, alternadamente, o sinal de um dos
>> >>n�meros 1, 2, 3, ... 20. Desde que o sinal de um n�mero foi escolhido, 
>>ele
>> >>n�o poder� ser modificado.  Ap�s todos os n�meros terem recebido sinal, 
>>�
>> >>efetuado a soma alg�brica dos n�meros e, a seguir, tomado o valor 
>>absoluto
>> >>desta soma. O primeiro jogador procura minimizar o valor absoluto da 
>>soma,
>> >>enquanto que o segundo jogador procura maximiza-lo.  Como pode ser o
>> >>resultado final, supondo-se que cada jogador joga com perfei��o ?
>> >>
>> >>PROBLEMA 2) Os d�gitos de um n�mero natural s�o reordenados e o n�mero
>> >>resultante � acrescido ao n�mero original. Prove que a resposta n�o pode
>> >>ser um n�mero formado apenas com o algarismo nove. Prove tamb�m que se a
>> >>resposta for 10^10, ent�o o n�mero original � divis�vel por 10.
>> >>
>> >>PROBLEMA 3) Prove que existe um n�mero divis�vel por 5^1000 que n�o tem
>> >>d�gito zero.
>> >>
>> >>PROBLEMA 4 ) Tr�s v�rtices KLM de um losango KLMN s�o pontos
>> >>respectivamente dos lados AB, BC e  CD de um quadrado de lado unit�rio.
>> >>Encontre a �rea do conjunto de todos os poss�veis valores do v�rtice N.
>> >>
>> >>PROBLEMA 5 ) Um n�mero natural K tem a propriedade de que se K divide N,
>> >>ent�o o n�mero obtido N pela revers�o de seus d�gitos � tamb�m divis�vel
>> >>por K. Prove que K � um divisor de 99 ( Revers�o dos d�gitos de N 
>>significa
>> >>que o primeiro d�giton passa a ser o �ltimo, o segundo passa a ser o
>> >>pen�ltimo e assim sucessivamente )
>> >>
>> >>Mais problemas de Olimpiadas Russas em :
>> >>
>> >>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/psr
>> >>
>> >>Um Abracao a Todos !
>> >>Paulo Santa Rita
>> >>4,1701,200906
>> >>
>> >>_________________________________________________________________
>> >>Chegou o Windows Live Spaces com rede social. Confira
>> >>http://spaces.live.com/
>> >>
>> >>=========================================================================
>> >>Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>> >>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>> >>=========================================================================
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>> > Insta-le agora o Windows Live Messenger
>> > http://get.live.com/messenger/overview
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>>=========================================================================
>> > Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>> > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>> > 
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>> >
>>
>>--
>>
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>>Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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> Baixe agora o Windows Live Messenger! http://get.live.com/messenger/overview
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> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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