De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em nome de claudio.buffara
Para: obm-l
Assunto: Re: [obm-l] Conjunto com interior vazio correcao

Oi, Artur:

Muito provavelmente, esta é a solução que você encontrou, mas aqui vai, de qualquer jeito...

A idéia é mostrar que, dado qualquer intervalo aberto (a,b), existe x nesse intervalo tal que x não está em D. Logo, D não poderá conter nenhum intervalo aberto e, portanto, terá interior vazio.

Inicialmente, observe que a soma dos comprimentos dos I_n é limitada (de fato, SOMA(n>=1) m(I_n) = Pi^2/3, mas o valor desse limite não influi na demonstração).

Agora, tome k em N tal que SOMA(n>k) m(I_n) < b - a.
Isso quer dizer que os intervalos I_n com n > k não podem cobrir o intervalo (a,b) e, portanto, deve existir x em (a,b) que não está contido em nenhum deles.
Logo, x estará contido em, no máximo, k intervalos (I_1, I_2, ..., I_k) e, portanto x não pertence a D.

O mesmo argumento funciona para qualquer sequencia (I_n) de intervalos tais que SOMA(n>=1) m(I_n) < infinito.

[]s,
Claudio.