Re: [obm-l] Re:[obm-l] Combinatoria nível IME/ITA

Oi Claudio,

Eu só tenho uma ressalva: se os lados da banca
girassem, a resposta deveria ser (3!)*(4!)^2*(3!)^4,
não? Porque ao colocarmos as primeiras 4 revistas
(digamos, as brasileiras), já determinamos qual lado é
qual (o "lado da revista brasileira 1", etc). Assim,
as outras teriam que ser permutadas mesmo.

Outra maneira de enxergar isso é observar que as
"giradas" da banca geram 4 distribuições "não
giradas". Assim, a resposta é a do outro problema (sem
girar) dividida por 4: [(4!)^3*(3!)^4]/4, que coincide
com o parágrafo anterior.

[]'s
Shine

--- "claudio.buffara" <claudio.buffara@terra.com.br>