[obm-l] Invariantes

  Cláudio escreveu:
>Infelizmente nao eh verdade. A funcao seno eh continua mas leva (0,3pi) em
>[-1,1].

    Olá Cláudio. Vou ter que pedir desculpas a lista mais uma vez pois
andei
confundindo os conceitos.

      De fato essa definição é a mais geral de todas: Uma
aplicação de um espaço topológico X em um espaço topológico Y é
 contínua se a imagem inverso de um aberto
de Y for aberto em X.   Mas acho que o que eu escrevi sobre compactos
e conexos está correto não está?

    Eu não entendo porque  os livros definem "ser aberto"  como uma
propriedade topológica já que o exemplo
que você deu mostra que ela não é invariante (a topologia
  de um espaço, por exemplo, é definida como sendo exatamente
a coleção de subconjuntos abertos neste espaço com algumas propriedades
(inclui conjunto vazio e união e intersecção de abertos)) e
propriedades topológicas  são invariantes.  Isso leva a confusões como
as acima.

    A conexidade é importante pelo fato de se conseguir provar que algumas
construções não são possíveis.  Por exemplo a figura abaixo
não pode ser desenhada sem tirar o lápis do papel:

      /\
     /  \
    |----|
    | \/ |
    | /\ |
    |----|

  Acho que uma discussão a respeito de uma demonstração disso pode ajudar
a clarificar o assunto (se alguém conhecer talvez possa publicá-la).

Ronaldo.