[obm-l] RE: [obm-l] Olimpíada Paulista 2005

Ola Maria Cristina e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Num caso simples como o que voce apresenta me parece ser mais facil resolver
sem inteligencia, por FORCA BRUTA, considerando o caso concreto ...

(a) IMAGINE o seguinte contexto : um dos clubes vence os seus tres jogos e
todos os outros jogos terminam empatados.  a fase classificatoria terminara
com um clube com 9 pontos e os demais com dois pontos cada um. Por sorteio
um destes tres estara classificado para a grande final. Assim, com 2 pontos
e possivel se classificar para a final.

Com 1 ponto e claramente impossivel participar da final, pois tal pontuacao
so e possivel com um empate e duas derrotas. Logo, neste caso, ao final da
fase classificatoria, havera - ao menos - dois outros clubes com - pelo
menos - 3 pontos cada um.

Resposta : 2 pontos

(b) Suponha que os clubes sao C1, C2, C3 e C4. Agora, IMAGINE o seguinte
contexto : O clube C1 vence C2, o clube C2 vence C3 e o clube C3 vence C1. O
clube C4 perde todos os seus jogos. No final havera 3 clubes com 6 pontos e
um com 0 pontos. Por sorteio, dois clubes irao para a final. Logo, um clube
com 6 pontos pode nao estar na final.

Com 7 pontos e impossivel nao estar na final, pois  tal pontuacao so e
possivel com duas vitorias e um empate. Logo, neste caso, ao final da fase
classificatoria, havera - ao menos -  dois clubes com - pelo menos - 3
pontos perdidos cada um e, portanto, abaixo do clube com 7 pontos ( que tem
apenas 2 pontos perdidos ! )

Resposta : 6 pontos

E claro que uma linha de pensamento nestes termos e altamente insatisfatoria
e seria impraticavel se o numero de clubes fosse grande. Como proceder num
caso assim ?

PROBLEMA : Num campeonato com N clubes quaisquer dois clubes se enfrentarao
um unica vez. Numa partida qualquer, o vencedor ganha 3 pontos e havendo
empate sera concedido 1 ponto para cada equipe ( o perdedor nao ganha ponto
).  Classificam-se para a proxima fase os P ( P < N/2 ) clubes que
terminarem com melhor pontuacao. Pergunta-se :

1) ( Antes de comecar a competicao ) Qual a pontuacao minima que garante a
classificacao ?
2) ( Na M-esima rodada ) Suponha conhecidos os resultados ate a rodade M-1.
Qual a pontuacao
minima que garante a classificacao ?

Dica1 : Comece pensando com N par. Resolvido este caso, suponha uma equipe
ficticia X que sempre joga com o clube que fica SEM PAR em toda rodada
quando N e impar.

Dica2 : Em termos combinatorios, uma derrota e equivalente a dois empates

Um Abraco a Todos
Paulo Santya Rita
3,1452,150806

> [...]
>zero ponto. As duas equipes que conseguirem as maiores quantidades de
>pontos são classificadas para a grande final do Microlandião. Caso seja
>necessário, há um sorteio para definir as equipes classificadas. Por
>exemplo, se os times têm 9, 4, 4 e 0 pontos, respectivamente, há um sorteio
>para definir a segunda equipe que participará da final.
>(a) Qual é a menor pontuação possível de uma equipe classificada para a
>final?
>(b) Qual é a maior pontuação possível de uma equipe que não foi

Acompanhe os desfiles do evento São Paulo Fashion Week. !