RES: [obm-l] Velocidades

Ola Pessoal !

Acho que posso dar uma ajudazinha aqui

1) Representarei por INT( a, b, f(t) ) a integral de f(t) no intervalo de
tempo de "a" ate "b". Afirmo que a minima velocidade maxima possivel e
200km/h. Para ver isso claramente, seja v(t) a velocidade do veiculo num
ponto "t" do intervalo de tempo de 0 a 3 min, ou, o que da no mesmo, no
intervalo de tempo de 0 a 1/20 hora. Se v(t) < 200 para todo "t" neste
intervalo, vale dizer, a VELOCIDADE MAXIMA for menor que  200 Km/H para todo
"t" neste intervalo, entao, com certeza :

INT( 0, 1/20, v(t) ) <  INT( 0, 1/20, 200 )  => INT( 0, 1/20, v(t) ) < 10
... ABSURDO !  Pois INT( 0, 1/20, v(t) ) e precisamente o espaco percorrido,
ou seja, 10 KM. Assim, para algum "t" no intervalo de tempo sob consideracao
deveremos ter v(t) >= 200, isto e, a MENOR VELOCIDADE MAXIMA  possivel e 200
KM/H.

2)  Usando a representacao do exercicio anterior, afirmo que a minima
aceleracao maxima possivel e 40 km/h. Para ver isso claramente, seja a(t) a
aceleracao do veiculo num ponto "t" do intervalo de tempo sob consideracao.
Sabemos que :

INT( 0, 1/20, a(t) ) = v(1/20) - v(0) = 134 - 132 = 2. Se a(t) < 40 para
todo "t" teriamos :
INT( 0, 1/20, a(t) ) < INT(0, 1/20, 40)  =>  INT( 0, 1/20, a(t) ) < 2 ...
ABSURDO ! Pois INT( 0, 1/20, a(t) ) e precisamente o variacao da velocidade
que sabemos ser de 2 km/h. Assim, para algum "t" no intervalo consideradi
deveremos ter a(t) >= 40, isto e, a MENOR ACELERACAO MAXIMA possivel e 40
km/h^2

Estive supondo que tanto v(t) quanto a(t) sao funcoes "bem conportadas",
continuas e infinitamente diferenciaveis, daquelas com que tipicamente os
alunos de graduacao trabalham. Se nao fizermos estas hipoteses e for
permitido supor qualquer v(t) ou/e qualquer a(t) o problema nao sera mais
trivial. Vejam, por exemplo, a funcao do impulso unitario muito usada em
teoria das distribuicoes, onde lidamos com funcoes f(t) tais que :

INT( -inf, +inf, f(t) ) = 1
lim [ t -> 0 ] f(t) = + inf

Se nao quiser ir tao longe, veja, por exemplo, os nucleos de Dirac ou as
funcoes definidas por series de senos e cossenos em Analise de Fourier.
Todas estas coisas relativizam esta solucao ...

Eis um problema de Fisica, nao tao simples : Prove que dentre todas as
funcoes convexas e de mesmo comprimento K que ligam dois pontos, o arco de
evoluta do circulo e a curva de tempo MAXIMO ( MAXTOCRONA ).

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
3,1700,080806

WAGNER

O que me faz cabeça, é como pode
quem vive no seu canto, e não vê mundo
salvo algum dia santo, e só o observa
de longe e por um óculo, repito,
como pode ser guia de costumes ?

FAUSTO

E certo que o não pode, se em si mesmo
não sentir lá por dentro o fogo sacro.
É só co’a inspiração própria, espontânea,
que se domina a turba, O chocho, o inerte,
como de seu não tem, mas quer pôr mesa,
pilha aqui, sisa ali; mistura, assopra
no seu fogareirinho um lumezito,
e sai-se co’um pitéu de mistifório,
que só porcos ou cães o tragariam.
Se gostas, prol te faça. Mas banquete
que seduza, e convide, e preste aos homens,
só dos miolos teus podes guisá-lo.

Leia uma boa traducao do Fausto de Goethe aqui :

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/faustogoethe.html