Re:[obm-l] Velocidades

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Mon, 7 Aug 2006 20:56:48 -0300
Assunto: [obm-l] Velocidades
> Olá pessoal,
> boa noite.
> Tenho um problema de velocidade que só consegui resolver uma parte, se alguém puder me ajudar, ficaria grato.
> No início de um espaço de 10km, um veículo está a 132km/h, e, no final desse espaço, está a 134km/h. O tempo que o carro levou para percorrer esse espaço foi calculado em três minutos. Isso significa que o carro teve velocidade média de 200km/h.
> 1- Qual a menor velocidade máxima possível do veículo nesse percurso?

A menor velocidade máxima é 200 km/h e corresponde a uma aceleração instantânea infinita de 132 a 200 em t = 0 e uma desaceleração instantênea infinita de 200 para 134 em t = 3 min.
Obviamente, isso é fisicamente impossível, de modo que 200 km/h é apenas uma cota inferior para a velocidade máxima atingida pelo veículo.

> 2- Qual a menor aceleração máxima possível no percurso?

Supondo que a aceleração varie instantaneamente de 0 até um dado valor fixo a em t = 0, permaneça nesse valor até t = 3 min e em t = 3 min caia instantâneamente a zero, teremos:
a*0,05 = 200 ==> a = 4000 km/h^2.
Da mesma forma que no item 1, este valor de a é apenas uma cota inferior para a aceleração máxima atingida pelo veículo durante o percurso.

[]s,
Claudio.