Re: [obm-l] decompor em serie de ondas quadradas

Nicolau Escreveu:

>O que é exatamente uma onda quadrada? Para mim pelo menos há mais
>de uma opção razoável. Uma delas é tomar a família de funções
>f_{n,m}(t) = 1 se m*pi/2^(n-1) < t < (m+1/2)*pi/2^(n-1),
>             -1 se (m+1/2)*pi/2^(n-1) < t < (m+1)*pi/2^(n-1),
>             0 caso contrário,
>onde n >= 0 e 0 <= m < 2^n. Esta é a mais simples das bases de
>wavelets (marolas?). Estas funções são ortogonais (mas não ortonormais)

   Em um livro recente lançado pela EdUSP:

  http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=560626

   As waveletes são chamadas de "ondaletas".  Apesar de ser politicamente
incorreto fazer propagandas na lista eu acho esses livros muito bons e
andei comprando alguns deles.

>com o mesmo produto interno usado por Fourier: <f,g> = int_0^2pi f(t) g(t)
>dt.
>Se você acrescentar a função constante igual a 1 isto fica sendo uma base.

   Acho um bom exercício de criatividade (e treinamento para provas
 olímpicas ) tentar desenvolver essas idéias.

[]s.