Re: [obm-l] Determinante, gemoetria

Opa, Cláudio. Não consegui chegar na identidade que você falou:

(i)   ctg(A/2) = (c+b-a)/(2r)

E veja que pegando o triângulo pitagórico 3, 4, 5, o ângulo oposto a hipotenusa (=5) será 90 graus, usando em (i) teríamos:

cotg(45o) = (4+3-5)/(2*5/2) = 2/5,

mas a cotg(45o) é 1.

Depois da dica do Peter (a = 4Rsen(A/2)cos(A/2) ) eu cheguei e empaquei no seguinte resultado:

cotg(A/2) = abc / [(a^2 - (b-c)^2)R]