[obm-l] =?WINDOWS-1252?Q?Exerc=EDcios_do_E._Fundamental?=

Olá à todos da lista!
Bem sei que muitos professores de matemática acompanham diariamente a lista. Me propus há algumas semanas a fazer um curso preparatório para uma grande escola aqui da região, mas me afastei da matemática do ensino fundamental, perdendo a noção do que é e do que não é capaz o aluno mediano de fazer.
A ocasião me força agora a bolar uma prova de matemática para classificar os alunos em turmas de acordo com as notas, mas estou cum um pouco de receio sobre o nível das questões. Abaixo mostro 2 delas e peço que opinem...

1– Um piloto do avião Super-Tucano está realizando uma operação de busca. Junto dele está um co-piloto, necessário a
todas as operações. O avião parte da base até a cidade B, demorando 1 hora e 40 minutos para chegar.Depois, levanta vôo novamente e segue até a cidade A, demorando 1 hora e 20 minutos. Quando chegam a cidade A, o piloto e o co-piloto são surpreendidos por um ataque e o co-piloto é forçado a seguir sozinho a viagem, fugindo as pressas.

O co-piloto sabe que a distância entre a base e a cidade B, que é de 500 km, sabe que o ângulo formado entre a base, a cidade A e a cidade B corresponde a 90º e que o avião consegue voar 10.000 m com um litro de gasolina.

Sabendo que o avião tem 29 litros  de gasolina e que a velocidade dele é constante em todas essas viagens, marque a alternativa que indica, respectivamente, se ele conseguirá chegar ou não até a base e o tempo que demora a viagem
a) Não, 50 minutos
b) Não, 1 hora
c) Sim, 40 minutos
d) Sim, 1 hora e 20

2 -Considere a equação x² + bx + c=0. Sabendo que m e n são as raízes dessa equação e que m e n são dois números naturais consecutivos e primos (com m>n), assinale a alternativa correta:
a) b+c = 5
b) b-c = 11
c) b = -b + m*n
d) (-b)² – c² = -11

Vocês acham que essas questões separam conseguem avaliar com eficácia o conhecimento dos alunos? Acham que as questões exigem mais do que deveria?

Agradeço desde já pela ajuda pessoal, abraços!