De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em nome de claudio.buffara
Para: obm-l
Assunto: Re:RES: [obm-l] Somatorios de potencias dos naturais

Eu ainda prefiro uma demonstração combinatória.

Problema: Quantos ternos ordenados (x,y,z) existem cujos elementos pertencem a {1, 2, 3, ..., n, n+1} e são tais que x > y e x > z?

Solução 1:
Para x = k+1  (k em {1, 2, ..., n}), temos k escolhas para y e k escolhas para z. Logo, existem k^2 ternos da forma (k+1,y,z) nas condições do enunciado.
Fazendo k variar de 1 a n, obtemos que o número total de ternos é:
1^2 + 2^2 + 3^2 + ... + n^2.

Solução 2:
Os ternos (x,y,z) com x > y e x > z são de três tipos:
1. Ternos em que x > y > z
2. Ternos em que x > z > y
3. Ternos em que x > y = z.
Existem Binom(n+1,3) ternos dos tipos 1 e 2 e Binom(n+1,2) ternos do tipo 3.
Logo, o número total de ternos é 2*Binom(n+1,3) + Binom(n+1,2) =
2*(n+1)*n*(n-1)/6 + (n+1)*n/2 =
n*(n+1)*((n-1)/3 + 1/2) =
n*(n+1)*(2n-2+3)/6 =
n*(n+1)*(2n+1)/6

Como ambas as soluções têm que dar o mesmo resultado...

***

Pra soma dos cubos, teríamos que considerar as quádruplas ordenadas (x,y,z,w) de elementos de {1,2,...,n,n+1} tais que x > y, x > z e x > w.

Na solução 2, os tipos básicos de quádrupla seriam:
1. x > y > z > w  (total de 6 permutações de y, z  e w)
Contribuição = 6*Binom(n+1,4)
2. x > y = z > w (total de 3)
Contribuição = 3*Binom(n+1,3)
3. x > y > z = w (total de 3)
Contribuição = 3*Binom(n+1,3)
4. x > y = z = w (total de 1)
Contribuição = Binom(n+1,2)

Total = 6*(Binom(n+1,4) + Binom(n+1,3)) + Binom(n+1,2) =
6*Binom(n+2,4) + Binom(n+1,2) =
6*(n+2)*(n+1)*n*(n-1)/24 + (n+1)*n/2 =
(n+1)*n/2 * ((n+2)*(n-1)/2 + 1) =
n*(n+1)/2 * (n^2 + n - 2 + 2)/2 =
n*(n+1)/2 * n*(n+1)/2 =
n^2*(n+1)^2/4

No entanto, será que o fato de ser:
não dá margem a alguma demonstração geométrica?

[]s,
Claudio.