Re: [obm-l] Divisão de polinômios

De fato, ficou confuso. Escrevi correndo, ainda estava
no trabalho e aproveitei alguns intervalos.

O que quis dizer, e de fato nao disse exatamente, foi
o seguinte. Temos que p(x) = (x^1111)^10 - 1)/(x^1111
-  1). Temos tambem que (x^1111)^10 = (x^10)^1111.
Propriedades algebricas basicas validas no corpo dos
reais e, tambem, no dos complexos. Se x for raiz de g,
entao x^10 = 1, de modo que as raizes de g sao as
raizes decimas de 1, excluindo a propria unidade.
Entao, (x^1111)^10 - 1 = (x^10)^1111 - 1  = 1^1111 - 1
= 1 -1 =0, do que deduzimos que toda raiz de g eh
tambem raiz de p.

De forma precisa, temos o seguinte: se z eh raiz n da
unidade e m eh multiplo de n, entao z e raiz m da
unidade. Foi o que quis dizer, mas de fato nao disse
exatamente isso. Realmente, m = k*n para algum inteiro
k, de modo que z^m = z^(k*n) = (z^n)^k = 1^k = 1.

Abracos

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html<http://www.mat.puc-rio.br/%7Enicolau/olimp/obm-l.html>