Re: [obm-l] numero de partidas de xadrez

Artur Costa Steiner wrote:
> Eu acho que, formulado desta forma,  ha infinitas possibilidades.  Eh
> verdade que, pelas regras, se um dos jogadores ficar  soh com o rei, entao o
> adversario tem, no maximo, 50 lances para dar xeque mate. Mas, mesmo assim
> acho que eh possivel fazer jogadas ciclicas, de modo que o numero de lances
> necessario para decidir uma partida eh, ainda assim, ilimitado. Isto eh,
> cada partida termina em um numero finito de lances, mas para todo M>0 existe
> uma partida que termina em mais de M lances.

	Eu não sei qual sistema de regras você usa, mas em alguns
conjuntos de regras, é proibido visitar a mesma configuração de
pedras mais que n vezes, caso aconteça o jogo termina em empate.
Isso o torna o número de jogadas possível finito.

Ricardo Bittencourt                   http://www.mundobizarro.tk
ricbit@700km.com.br  "kimitatino kitiwa subete CATS ga itadaita"
------ União contra o forward - crie suas proprias piadas ------