[obm-l] numero de partidas de xadrez

Um amigo meu, bom em xadrez, me perguntou se eh possivel calcular quantas
partidas distintas 2 adversarios podem jogar. Para tornar isto um pouco mais
tratavel, excluimos por enquanto as que terminam em empate e admitimos que
nenhum dos oponentes vai desistir antes do final, de modo que todas as
partidas prosseguirao ateh que as brancas ou as pretas deem xeque mate no
rei adversario.

Eu acho que, formulado desta forma,  ha infinitas possibilidades.  Eh
verdade que, pelas regras, se um dos jogadores ficar  soh com o rei, entao o
adversario tem, no maximo, 50 lances para dar xeque mate. Mas, mesmo assim
acho que eh possivel fazer jogadas ciclicas, de modo que o numero de lances
necessario para decidir uma partida eh, ainda assim, ilimitado. Isto eh,
cada partida termina em um numero finito de lances, mas para todo M>0 existe
uma partida que termina em mais de M lances.

Este problema eh quase intratavel, certo?

Artur