Re: [obm-l] Calculo Variacional

Bruno, vc conhece a wikipedia?  Dá uma olhada  :

http://en.wikipedia.org/wiki/Calculus_of_variations

Pessoas como eu que passam o dia todo no computador,  geralmente não vão à biblioteca
(pois gasta-se muito tempo para caminhar até lá -- risos).  Eu costumo pegar material online, ver
as referências e depois de ter uma noção básica das idéias, baixar os papers originais e ler no
próprio computador.

    E no computador hoje,  dá para acessar  *quase*  tudo
que já foi publicado (até papers originais da década de 50, escrito pelos próprios criadores
da teoria).

     Que tal ler os papers de Poincaré, Lagrange, Galois, Dirac, Feynman ?  Acho que é muito mais
poderoso adotar esse enfoque.  Principalmente para quem tem mais familiaridade e abstração
como você e outras pessoas ilustres.  Claro que isso é só uma sugestão.

    No caso do cálculo variacional, talvez fosse interessante ler alguns papers de Euler e depois
papers de Arnold, Kolmogorov, Moser.  Esse tipo enfoque é bom, pois
desenvolve aquilo que é essencial em quem pratica matemática:  A PESQUISA.

  Olhe por exemplo a página do professor Nicolau ou de algum outro cientista:   Tá cheia de papers!
Como será que eles conseguiram ter tanta imaginação?  Foi lendo, pesquisando e discutindo com
as pessoas. Não tem outro jeito.  Vc precisa de uma massa crítica de conhecimento inicial
para poder produzir conhecimento novo.

    Claro que só ler também  não basta.
   É preciso também praticar alguns poucos exercíos.

  Eu particularmente gosto de ler os papers originais (mesmo não sendo tão criativo
e rápido no pensamento) pois essas pessoas (geniais)  são as melhores que existem para ensinar,
 e geralmente bons autores de livros
(provavelmente algumas pessoas desta lista num futuro próximo ) são bons justamente por
terem lido  os papers originais e terem tido contato com as pessoas que os publicaram.

   Por incrível que pareça, ter contato com pessoas geniais, mesmo apenas lendo o que elas escrevem,
 contamina o espírito de quem tem vontade de aprender e crescer.  E a pessoa entusiasta de fato se
torna cheia de poder, tão logo ela se aplique.

     Eu acredito muito nisso.

   Se a imaginação é livre ela é feita para voar e temos que dar asas à ela.

[]s.