-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de Paulo Santa Rita
Enviada em: quinta-feira, 27 de abril de 2006 16:18
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: RE: [obm-l] Denovo eu e meu sistema insolucionavel...

Ola Camilo e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

PRIMEIRO CAMINHO :

Sabemos, por um lado, que X=19 - Y^2. Como tambem Y=13 - X^2, podemos
substituir esta segunda equacao na primeira. Resulta :

X=19 - (13 - X^2)^2

Desenvolvendo :

X^4 - 26X^2 + X + 150 = 0

Sabemos que se N/D e uma raiz racional de uma equacao tal como a que estamos

analisando, entao N divide 150 e D divide 1, vale dizer,  as raize inteiras
sao divisores de 150.

Estes divisores sao : { 1, 2, 3, 5, 6, 10, 15, 30,50, 75, 150 } e os
respectivos simetricos destes numeros.

Substitua cada um destes numeros na equacao e mostre que apenas X=3 satisfaz

( eu nao verifiquei ! ). Como X=3 => Y= 4 fica estabelecido que nao ha outro

par inteiro como solucao.