[obm-l] RES: [obm-l] Re: [obm-l] Re: Provar: Conjunto fechado, limitado e NÃO compacto

Olá Arthur:

> [...]
> sequencia de reais na qual o n-gesimo termo eh 1 eos
> demais sao todos nulos. Entao, {e_n} eh uma sequencia
> (sequencia de sequencias)na bola unitaria fechada de
> V.  Se m<>n, entao e_m - e_n eh a sequencia com 1 na
> posicao m, -1 na posicao n e zero em todas as demais,
> de modo que ||e_m - e_n|| = 1. Assim, nenhuma
> subsequencia de e_n eh Cauchy e, portanto, nenhuma
> subsequencia eh convergente.

      >Acredito que esse tipo de espaço, proporciona um exemplo bastante não

>natural.
>Como seria  geométricamente um tal conjunto?

Geometricamente, acho um pouco dificil de visualizar, pois cada elemento tem
um numero infinito de coordenadas. Este eh o espaco que diversos autores
denominam de R^w.

>                                         Enquanto estava lendo a
>demonstração
>acima, imaginei o seguinte:  Cada uma dos elementos da seqüência (de
>sequencias) poderia ser
>identificado com um ponto em R^{infinito} (pois temos infinitas
coordenadas).
>    Como todos os e_i possuem pelo menos uma coordenada não nula na bola
>unitária em R^{infinito}
>e essa coordenada é 1 à medida que percorremos o índice i vamos adicionando

>um ponto à
>superfície desta bola (que diga-se de passagem não se parece com uma bola e

> [...]

Eh isso mesmo

>  O que acontece (intuitivamente falando) é que apesar do conjunto ser
>fechado e limitado, a forma como a norma é definida e
>o fato da dimensão do espaço ser definida, conseguem juntos dispersar os
>elementos de uma sequência de Cauchy
>     (não conseguimos ||x_m - x_n|| < eps  para m,n > N).

Na sequencia da demonstracao, nao hah nenhuma subsequencia de Cauchy

Apora um ponto interessante. O espaco vetorial R^w (conjunto das sequencias
de R) com a norma que definimos eh um espaco de Banach? Isto eh, ele eh
completo com relacao aa metrca definida por esta norma? Eu acho que eh sim.

Artur