Re: [obm-l] Problemas Primos

Os exercícios 1 e 2 devem estar enunciados erroneamente. O 1o por ser falso
e o 2o pore ser absolutamente óbvio. Para o 3o, sugiro olhar a prova de que
um número natural que não tem divisor primo <= a sua raiz quadrada é primo(
que se encontra em qq livro de teoria dos num. ) . A prova do exercício é
análoga.

Quanto ao 4). Pelo pequeno teorema de FermaT, p^{q-1}==1 ( mod q)   e
q^{p-1} ==1 ( mod p ). Segue que:
p^{q-1} + q^{p-1} ==p^{q-1}(mod q) ==1 ( mod p )  e, analogamente,
p^{q-1} + q^{p-1}== 1 ( mod q).
, ou seja, p| (p^{q-1} + q^{p-1} ) e  q | (p^{q-1} + q^{p-1})
Como p, q são primos distintos ( portanto coprimos ), decorre que se p| x e
q| x então p.q | x. Assim:

p^{q-1} + q^{p-1}==1 ( mod p.q ).