RE: [obm-l] Questão de concurso

Se d, t e q sao o numero de duplos, tripos e quadruplos entao
1) d = t = q

Se r sao os filhos que nao sao gemeos entao
2) 39 - r = 2d ou 2t ou 2q
Mas se d =2x, t =3y, q = 4z entao
39 - r = 24w (4x, 6y, 8z - mmc 4,6,8 = 24 )
como r > 0 => w = 1 e r - 15
2d=2t=2q=24 => d=t=q=12
6 duplas de gemeos, 4 trincas de trigemeos, 3 grupos de quadrigemeos e um
total de 51 filhos.