Re: [obm-l] teoria numeros

Oi Eduardo,

Acho que o Klaus não quis dizer a soma das potências;
veja os exemplos que ele deu: '2^1' + '5^1' = 25 e '
2^2 ' +' 5^2 ' = 425. O '+' dele deve ser de
concatenar strings (que podem ser notadas usando as
aspas simples - ' '), que é uma notação utilizada em
algumas linguagens de programação. Observe que 2^1 = 2
e 5^1 = 5, e concatenando obtemos 25; e concatenando
2^2 = 4 e 5^2 = 25, obtemos 425.

E além disso, é fácil ver que 2^n + 5^n (agora, a soma
mesmo) tem no máximo a mesma quantidade de dígitos que
5^n mais 1, pois 2^n + 5^n < 2 * 5^n. Mas, como 5^4 <
10^3, então 5^4k < 10^3k, ou seja, 5^4k tem uma
quantidade de dígitos menor ou igual a 3k. Logo, por
exemplo, 2^4k + 5^4k tem uma quantidade de dígitos
menor ou igual a 3k, e nunca vai ser 4k+1.

De fato, a quantidade de dígitos da soma, na maioria
dos casos, não é igual à soma das quantidades dos
dígitos das parcelas; de fato, em um certo senso, é
muito menor. Na verdade, a quantidade de dígitos do
produto é *aproximadamente* igual à soma das
quantidades dos dígitos dos fatores (com uma diferença
de no máximo 2, acho). Para números pequenos, a
diferença é relativamente grande, mas por exemplo, sem
fazer a conta dá para ver que 100029458853 *
584384762342 tem 23 ou 24 algarismos.

Isto é, não é verdade que 2^n + 5^n tem n+1 algarismos
para todo n inteiro positivo. De fato, tem
aproximadamente n*log 5 algarismos; como log 5 < 1,
tem menos algarismos.

[]'s
Shine