[obm-l] Re:[obm-l] Re: [obm-l] Questão simples

a = clientes atendidos pelo mais novo
b = clientes atenditos pelo mais velho

a = k/36
b = k/48
entao, a > b

|a - b| = 4
a - b = 4

k/36 - k/48 = 4

k = 4 / (1/36 - 1/48)
k = 4 * 36 * 48 / (48 - 36) = 4 * 36 * 48 / 12 = 36 * 48 / 3

Logo,

a = 48/3 = 16
b = 36/3 = 12

vendo a resolucao.. podemos observar algumas coisas:
* é necessário que o aluno saiba o que significa inversamente e diretamente proporcional.
* é necessário que ele saiba avaliar o motivo pelo qual a > b.
* ele saiba o básico sobre simplificação.

não consegui encontrar nenhum jeito mais simples de resolver a questao.
uma idéia pode ser buscar uma interpretação geométrica.. de modo que vc possa desenhar para o aluno.. mas tb não consegui.

espero ter ajudado em algo,
abraços,
Salhab