Re: [obm-l] Probabilidade

Nao sou bom em probablidade mas acho que eh assim:
A probabildade de que pelo menos um escolha seu proprio paleto eh 1 -
a probabilidade que nenhum escolha seu proprio paleto!
a probabilidade de que nenhum escolha seu proprio paleto pode ser calculada por:
pois o primeiro tem (n-1)/n chance de escolher um paleto que nao seja
o dele, o seguinte vai ter um paleto a menos etc... No final, o ultimo
tem probabilidade 1 pois so vai ter sobrado o paleto de outra pessoa.
Entao a probabilidade de que pelo menos um escolha seu proprio paleto eh
1 - 1/n = (n-1)/n

--
"É absolutamente lamentável que em nossos dias haja tão pouca
informação inútil" - Oscar Wilde.