RE: [obm-l] teoria combinatoria dos numeros(?) [Era: probleminhas]

Oi, gente,

Não tenho certeza se esse fato está relacionado com o
problema que vocês estão discutindo, mas é verdade
que, sendo a e b inteiros primos entre si, o maior
inteiro que não pode ser escrito da forma ax + by,
sendo x e y inteiros não negativos, é ab - a - b.

Primeiro, provemos que ax + by = ab - a - b não pode
ter solução (x,y) com x e y ambos não negativos. vendo
a equação mód b, obtemos ax = -a (mód b), ou seja, x =
-1 (mód b). Logo se x >= 0 então na verdade x >= b-1.
Analogamente, se y >= 0 então y >= a-1. Portanto se x
>= 0 e y >= 0, então ax + by >= a(b-1) + b(a-1) = 2ab
- a - b > ab - a - b, absurdo.

Se você não sabe ou não quer usar congruências, pode
pensar assim: ax + by = ab - a - b é equivalente à
equação a(x - b + 1) = b(-y - 1). Logo, sendo a e b
primos entre si, b divide x - b + 1, ou seja, x - b +
1 = bt ou x = bt + b - 1. Como x >= 0, t >= 0 e,
portanto, x >= b - 1.

Agora, provemos que todo inteiro c maior ou igual a
ab-a-b+1 pode ser escrito da forma ax + by, com x >= 0
e y >= 0. Como a e b são primos entre si, existem
(x_0,y_0) tais que ax_0 + by_0 = c (isso decorre do
teorema de Bezóut, que diz que, dados a,b inteiros, o
menor inteiro positivo que pode ser escrito da forma
ax + by, x,y inteiros, é mdc(a,b); no nosso caso, esse
mdc é 1, então é possível encontrarmos x e y tais que
ax + by = 1; para obter o que queremos, é só
multiplicar x e y por c). Observe que se (x_0, y_0) é
solução, então (x_0 - bt, y_0 + at) também é solução,
sendo t inteiro. Tome então t tal que 0 <= y_0 + at <=
a-1 (esse t existe sim! tente entender por quê
desenhando uma reta real). Resolvendo a inequação
obtemos -y_0/a <= t <= (a-1-y_0)/a. Agora, veja que
x_0 - bt >= x_0 - b(a-1-y_0/a) = (ax_0+by_0-ab+b)/a =
(c-ab+b)/a >= (ab-a-b+1-ab+b)/a = -1 + 1/a > -1. Que
azar, a nossa nova solução x_0-bt é maior que um
negativo, e isso não prova nada! Calma lá! Esse número
é inteiro e maior que -1, logo é maior ou igual a
zero, e acabou! Temos (x_0-bt,y_0+at) como solução com
x_0-bt >=0 e y_0+at >= 0.

Espero ter ajudado.

[]'s
Shine