[obm-l] Re: [obm-l] fibonacci e eq. de diferenças.

Olá pessoal, estou de volta.
Não tenho certeza se a útima mensagem foi, mas
estou enviando novamente porque troquei de e-mail...
Então me desculpem se a mensagem foi repetida.

A seq. de fibonacci pode ser enxergada como uma eq. de
diferenças de segunda ordem do tipo:

p*x[n+2] + q*x[n+1] + r*x[n] = 0

colocando x[n] = a^n , temos:

p*a^(n+2) + q* a^(n+1) + r* a^(n) = 0.

Fatorando a^n temos:

p*a^2 + q^a + r = 0.

Note que é uma eq. do 2 grau.  A solução geral, como
foi mostrada pelo Nicolau tem a forma:

c1 *a1^n + c2 *a2 = x[n] onde  c1 e c2 são constantes
a serem determindas.
Para enxergar que a seq. de Fibonacci pode ser colocada
nesta forma, basta olhar o e-mail anterior do prof. Nicolau,
isto é F(n+2) = F(n+1) + F(n)

O leitor deve notar a forte
analogia com equações diferenciais.
Temos duas condições iniciais F(0) = 1 e F(1) = 1 que
determinam as constantes.  A solução de uma eq.
diferencial de segunda ordem do tipo

py'' + qy' + ry = 0 pode ser reduzida a uma eq. do segundo
grau pela mesma técnica colocando y = e^(m*x).

e a solução geral tem a forma:

y = c1 e^m1 +c2 e^m2
onde m1 e m2 são raizes da eq. diferencial.

[]s a todos.

).