[obm-l] Dúvida

Olá,
estou estudando sobre geometria afim e não entendi o seguinte:
É definida uma operação de soma de pontos, como:

Sum(i = 1 até n, a_i * p_i), onde a_i é um escalar e p_i é um ponto, onde Sum(i=1 até n, a_i) = 1.

A equação de uma reta é:
r(t) = a + t(b-a) = (1-t) a + b, onde t é escalar e a e b são pontos.
Então o livro afirma que a reta é uma combinação linear de pontos com soma 1, logo, é um conceito afim.
Porém, para mim, a soma é 2 - t, onde t é real.

Não consegui entender essa parte.
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

Abraços,
Salhab