[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] DECISÕES INTELIGENTES!



Turma! Ainda sobre os custos incorridos (afundados), sabemos racionalmente 
que são irrelevantes para a tomada de decisão, e no entanto eles nos oprimem 
a mente, levando-nos a decisões desatinadas. Quanto à sua relevância numa 
lista matemática, não temos como refutá-lo diante de alguns nobéis de 
economia terem sidos matemáticos...

Tres meses atrás, seu carro, com oito anos de uso, repentinamente precisou 
de um conserto sério no motor. Ante a decisão de gastar US$ 3 mil ou 
desistir do carro e comprar um novo, você preferiu fazer o conserto. 
Entretanto, no momento, a transmissão está com problemas, e repará-la 
custará outros US$ 1500. Como alternativa, você poderia vender o veículo, no 
estado em que se encontra, por US$ 1 mil e comprar um novo. Sabe que o carro 
provavelmente exigirá outros consertos dispendiosos no futuro, embora torça 
para que isso não ocorra tão cedo. O que faz você?

No início dos anos 90 a maioria das empresas aéreas apresentava grandes 
prejuízos. A American Airlines registrou um prejuízo de US$ 475 milhões em 
1992, a Delta, um prejuízo de US$ 565 milhões e a USAir, US$ 601milhões. No 
entanto, apesar das perdas, estas empresas aéreas contnuaram a vender 
bilhetes e a transportar passageiros. A princípio, esta decisão parece 
surpreendente: se estavam perdendo dinheiro com seus vôos, porque os 
proprietários das empresas aéreas não encerraram a sua atividade?

Ontem ofereceram-lhe inesperadamente um bilhete para um concerto dos Rolling 
Stones, agendado para 1 de Abril. O preço de mercado desse bilhete é de 75 
dólres, mas o máximo pelo qual você conseguiria vendê-lo é 50 dólares. Hoje, 
acaba de descobrir que Pearl Jam vai dar um concerto na mesma noite e os 
bilhetes ainda estão a venda por 75 dólares. Se tivesse sabido, antes da 
vinda de Pearl Jam, teria sem dúvida alguma comprado o bilhete para o ir 
ver, e não os Rolling Stones. Verdadeiro ou Falso: Se você é um maximizador 
da racionalidade, deve ir ao concerto de Pearl Jam. Justifique.

Suponha que a General Milk Company contrate um consultor financeiro para 
auxiliar na avaliação de lançar ou não uma nova linha de leite achocolatado. 
Quando o consultor entrega o relatório, a General Milk faz objeções à 
análise por não incluir os honorários do consultor como um custo do projeto 
do leite achocolatado. Afinal! quem está certo?


Divirtam-se!

_________________________________________________________________
  
http://signup.alerts.msn.com/alerts/login.do?PINID=2430448&returnURL=http://copa.br.msn.com/

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================