[obm-l] Re: [obm-l] 3 Questõeszinahs de Calculo + 1 de bonus pra se pensar!

Olá,
Para a primeira questão ítem (b) é só lembrar do seguinte : Seja f uma função contínua em [0,1] ,

lim{ 1/n[f(1/n) + f(2/n) +... f(n/n)]} = integral de f(x)dx   com 0< x < 1  e no problema  a função é

f(x) = sqrt(1/(1+x)) . Determinando a integral definida encontraremos o resultado em questão , ok ?

Para a Questão Especial você encontrará  uma solução elegante ( usando o princípio de Cavalieri ) no Livro  de Olimpíadas Brasileiras de Matemática ( 1ª a 8ª) da SBM . A resposta  é  16r^3 /3 .

Para a questão 1a basta usar o mesmo fato de 1b ( de outra mensagem ) . Para a segunda questão , use o fato de que a função é crescente em [0,1] e considere o quadrado de lado 1 com um dos vértices na origem . observe que 1/3 é valor da área sob a curva e , que a parte acima da curva e dentro do quadrado é 2/3 , que será  o valor da área sob a curva quando considerarmos a função inversa , ok ?( já que a função inversa é simétrica em relação à reta y=x)

[]´s Carlos Victor