RES: [obm-l] numero hiper real

Obrigado! Eu nunca tinho ouvio falar nisso.
Artur
-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em nome de Bruno França dos Reis
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: [obm-l] numero hiper real

Oi, Arthur

Pelo que me lembro do que já li, o conjunto dos numeros hiper reais é uma extensão dos reais que inclui os números infinitesimais (de que leibniz falava, e que os professores de física adoram quando falam: "imagine um pedacinho de massa beeeem pequenininho"), que são números maiores do que 0 e menores que qualquer número real positivo (estou falando em modulo...), e os ilimitados, que são maiores que qualquer real. É bem bacana. Ainda pelo que me lembro, sombra de um número hiper real é a "parte real" do número hiper real: todo número hyper real limitado pode ser escrito como a soma de um real e um infinitesimal. Este real é a sombra daquele hiper real.

Abraço
Bruno