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Re: [obm-l] Problema
Prezado Garcia,
Os números seriam 100 e 47 ?
[]´s Demétrio
--- garcia@de9.ime.eb.br escreveu:
>
> Olá Wilner,
>
> acho que a explicação já resolve uma parte do
> problema, mas aí vai.
>
> > - Este produto não é o suficiente para achar os
> dois números.
>
> (i) Isso significa que o produto não é unicamente
> 'fatorado' como o produto
> de números entre 2 e 100.
>
> Por exemplo: 26 só poderia ser 2 e 13 (pq 1 x 26
> 'não serve')
> Portanto se o produto fosse 26 a soma teria que ser
> 15.
>
> > - Eu sabia.
>
> (ii) Isso significa que todas as formas de obter a
> soma como soma de duas
> parcelas entre 2 e 100 satisfaz a condição acima,
> logo o matemático
> sabia que o o produto necessariamente satisfaz (i).
>
> Assim a soma não pode ser 15, poque sabemos que
> 2*13=26, não satisfaz (i)
>
>
> Ficou claro?
>
> Um abraço,
> Alex
>
> Citando Eduardo Wilner <eduardowilner@yahoo.com.br>:
>
> >
> >
> > Prezado Garcia
> >
> > Achei o problema interessante mas, não
> conhecendo as velhas versões que
> > vc. menciona, não sei se é este o espírito da
> questão. Por favor corrija.
> >
> > O primeiro matemático recebe o produto como
> sendo 4324 que pode ser
> > fatorado como 2*2*23*47, sendo sua dúvida como
> agrupar em dois fatores.
> > Assim ele declara que o produto é insuficiente
> para se conhecer os dois
> > fatores.
> > O segundo recebe a soma como 139 sabendo então
> que as paridades dos dois
> > números não são iguais, logo o produto seria par,
> e o primeiro não saberia
> > se é um par vezes um impar ou um par vezes um par,
> e declara que já sabia
> > que o produto seria insuficiente.
> > O primeiro então sabe que a soma é impar e que
> os números são de
> > pardiade diferente: 2*2*23=92 e 47 . Declara :
> "Então conheço os números"
> > O segundo (que não é bobo) faz o mesmo
> raciocínio que nós estamos fazendo
> > e declara: "Nesse caso, eu também".
> > Seria isso, Garcia?
> >
> > []s
> >
> > Wilner
> >
> >
> > garcia@de9.ime.eb.br escreveu:
> > Me lembrei de outro velho problema que me passaram
> com dados novos:
> >
> > Um gênio matemático recebe, num papel, a soma de
> dois números inteiros entre
> > 2 e
> > 100. Um outro gênio recebe o produto dos mesmos
> dois números. Os dois iniciam
> > o
> > diálogo:
> >
> > - Este produto não é o suficiente para achar os
> dois números.
> > - Eu sabia.
> > - Então, eu conheço estes números.
> > - Nesse caso, eu também.
> > - Quais são os dois números?
> >
> >
> >
> >
> >
> > Citando Adriano Torres :
> >
> > > Olá, sou novo aqui na lista, e gostaria de
> propor um problema para que me
> > > ensinassem a solução.
> > > Estou enviando a figura do triângulo para que
> possa ser visto.
> > > É um triangulo isóceles, com AB = AC, ângulo bÂc
> = 20°, cBt = 30° e bTc
> > > reto. Determinar o angulo cPq. Ficarei grato se
> souber a solução, há muito
> >
> > > tento e nao consigo resolver.
> > > Desculpa pela má qualidade da imagem, a fiz no
> paint, nao tenho muita
> > > habilidade.
> > > Obrigado,
> > > Adriano Torres
> > >
> > >
> > >
>
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> > > Instruções para entrar na lista, sair da lista e
> usar a lista em
> > >
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > >
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> > >
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> > This message was sent using IMP, the Internet
> Messaging Program.
> >
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> > Instruções para entrar na lista, sair da lista e
> usar a lista em
> >
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> >
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> > Yahoo! doce lar. Faça do Yahoo! sua homepage.
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> This message was sent using IMP, the Internet
> Messaging Program.
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> Instruções para entrar na lista, sair da lista e
> usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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http://br.yahoo.com/homepageset.html
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