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Re: [obm-l] Problema



Prezado Garcia,

Os números seriam 100 e 47 ?

[]´s Demétrio

--- garcia@de9.ime.eb.br escreveu:

> 
> Olá Wilner,
> 
> acho que a explicação já resolve uma parte do
> problema, mas aí vai.
> 
> > - Este produto não é o suficiente para achar os
> dois números.
> 
> (i) Isso significa que o produto não é unicamente
> 'fatorado' como o produto
> de números entre 2 e 100.
> 
> Por exemplo: 26 só poderia ser 2 e 13 (pq 1 x 26
> 'não serve')
> Portanto se o produto fosse 26 a soma teria que ser
> 15.
> 
> > - Eu sabia.
> 
> (ii) Isso significa que todas as formas de obter a
> soma como soma de duas
> parcelas entre 2 e 100 satisfaz a condição acima,
> logo o matemático
> sabia que o o produto necessariamente satisfaz (i).
> 
> Assim a soma não pode ser 15, poque sabemos que
> 2*13=26, não satisfaz (i)
> 
> 
> Ficou claro?
> 
> Um abraço,
> Alex
> 
> Citando Eduardo Wilner <eduardowilner@yahoo.com.br>:
> 
> > 
> >   
> >        Prezado Garcia
> >   
> >     Achei o problema interessante mas, não
> conhecendo as velhas  versões que
> > vc. menciona,  não sei se é este o espírito da 
> questão. Por favor corrija.
> >   
> >     O primeiro matemático  recebe o produto como
> sendo 4324 que  pode ser
> > fatorado como 2*2*23*47, sendo sua dúvida como
> agrupar em dois  fatores. 
> >     Assim ele declara que o produto é insuficiente
> para se conhecer os dois
> > fatores.
> >     O segundo recebe a soma como 139 sabendo então
> que as paridades  dos dois
> > números não são iguais, logo o produto seria par,
> e o primeiro  não saberia
> > se é um par vezes um impar ou um par vezes um par,
> e  declara que já sabia 
> > que o produto seria insuficiente.
> >     O primeiro então sabe que a soma é impar e que
> os números são de 
> > pardiade diferente: 2*2*23=92 e 47  . Declara :
> "Então conheço os  números"
> >     O segundo (que não é bobo) faz o mesmo
> raciocínio que nós estamos fazendo
> > e declara: "Nesse caso, eu também".
> >     Seria isso, Garcia?
> >   
> >     []s
> >   
> >   Wilner      
> >   
> >     
> > garcia@de9.ime.eb.br escreveu:  
> > Me lembrei de outro velho problema que me passaram
> com dados novos:
> > 
> > Um gênio matemático recebe, num papel, a soma de
> dois números inteiros entre
> > 2 e
> > 100. Um outro gênio recebe o produto dos mesmos
> dois números. Os dois iniciam
> > o
> > diálogo:
> >    
> > - Este produto não é o suficiente para achar os
> dois números.
> > - Eu sabia.
> > - Então, eu conheço estes números.
> > - Nesse caso, eu também.
> > - Quais são os dois números?
> > 
> > 
> > 
> > 
> > 
> > Citando Adriano Torres :
> > 
> > > Olá, sou novo aqui na lista, e gostaria de
> propor um problema para que me 
> > > ensinassem a solução.
> > > Estou enviando a figura do triângulo para que
> possa ser visto.
> > > É um triangulo isóceles, com AB = AC, ângulo bÂc
> = 20°, cBt = 30° e bTc 
> > > reto. Determinar o angulo cPq. Ficarei grato se
> souber a solução, há muito
> > 
> > > tento e nao consigo resolver.
> > > Desculpa pela má qualidade da imagem, a fiz no
> paint, nao tenho muita 
> > > habilidade.
> > > Obrigado,
> > >              Adriano Torres
> > > 
> > > 
> > >
>
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> > > Instruções para entrar na lista, sair da lista e
> usar a lista em
> > >
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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> > This message was sent using IMP, the Internet
> Messaging Program.
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> > Instruções para entrar na lista, sair da lista e
> usar a lista em
> >
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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> Messaging Program.
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> usar a lista em
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http://br.yahoo.com/homepageset.html 

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